LAFAE | Laboratório de Fontes Alternativas de Energia

O LAFAE é o Laboratório de Fontes Alternativas de Energia, pertencente ao Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O LAFAE reúne docentes e pesquisadores atuantes nas várias áreas de aproveitamento energético alternativo, nele são desenvolvidas atividades técnicas, acadêmicas e de pesquisa em fontes alternativas de energia, principalmente nos setores fotovoltaico, termo solar e eólico.
As pesquisas estão voltadas para captação de dados dos potenciais energéticos, desenvolvimento, análise e aperfeiçoamento de estruturas conversoras de energias de fontes alternativas em eletricidade, movimento e calor, para uso direto e indireto, bem como de dispositivos de controle e monitoração.

A larga experiência da maioria de seus pesquisadores no ensino prático está direcionada para o estudo de dispositivos educacionais, que mostrem as relações conceituais e práticas dos aproveitamentos energéticos, bem como suas aplicabilidades para estudantes e para o cidadão comum interessado no progresso e na melhoria do bem estar da sociedade.

O LAFAE participa de atividades de extensão relacionadas com os temas: fontes alternativas, eficiência energética, instalações de energia, reciclagem de materiais, técnicas de iluminação, conservação de energia e preservação do meio ambiente.
Incluem-se nestas atividades, participações em: projetos, consultas, avaliações, divulgação na mídia, programas culturais e educacionais para a comunidade externa à UFRJ e interna.